HISTÓRIA
A base do nosso trabalho, sem dúvida, é a lã merino espanhola transumante, destacando este elemento pela sua importância no ecossistema. Rebanhos que transumância fortalecem a biodiversidade, mantêm as ravinas reais, limpam e transportam sementes de norte a sul da PenÃnsula Ibérica e previnem os incêndios, que, como vemos, são uma praga contÃnua durante os verões, não só em Espanha mas também no resto do mundo.
O cuidado e o preço justo serão as únicas formas de manter essa tradição, podendo assim ver novas gerações dispostas a realizar esse importante trabalho que hoje está desaparecendo em grande parte devido às fracas vendas e preços baixos que não conseguem sustentar os próprios agricultores. Temos o firme propósito e acreditamos que esta é a primeira medida para agradecer seu esforço infinito.
Estamos em um momento de geração de alianças com outros agentes econômicos envolvidos no processo de fabricação nas diferentes etapas do processo de produção de matérias-primas, artesãos especializados em outros ofÃcios que poderiam complementar e nos ajudar a tornar o resultado final primoroso.
Acreditamos que, neste momento complicado, onde Espanha tem um grande potencial esquecido, e a lã merino espanhola se conjuga como a melhor do mundo, juntamente com grandes artesãos, é necessário encontrar uma forma de valorizar e valorizar este magnÃfico produto.
Por fim, falar sobre o processo de fabricação, tocando em todos os pontos, é apenas um mero detalhe de cada um deles, mas acho importante conhecer as etapas.
A lã merino chega à oficina lavada e selecionada (anteriormente fomos selecionar as melhores lãs, pois o trabalho final depende em grande parte desta etapa), o Diabo é o primeiro processo na oficina onde a lã é transformada em velijas, abridores , série de rolos com pontas duras e grossas são progressivas para que a lã se abra e facilite a passagem para a cartolina, na cartolina a lã já tem a consistência de um véu fino e permite ao artesão medir a espessura para depois fazer os diferentes tipos de fio, dependendo da trama e da urdidura necessária para tecer e fazer uma manta. A cardagem contÃnua nos dará um material mais fino e mais grosso do qual já sai um primeiro fio…. Continuamos com a torcedora, que é responsável por trançar a lã para dar força ao fio e criar a base que irá para o tear.
Assim que tivermos os diferentes fios e espessuras, passaremos à tecelagem, processo este que varia de acordo com os diferentes tipos de teares e tecidos, onde a experiência e o trabalho levam à confecção.
Terminada a peça, ela será lavada e recheada para que o tecido tenha uma textura diferente dependendo do trabalho, seca ao ar para manter todas as propriedades da lã (lanolina), e para finalizar será acabada onde cada franja é feita à mão, corte e controle de qualidade.
Tecemos em teares que datam de 1920 seguindo a tradição, mas proporcionando nosso estilo pessoal, um tecido mais macio e leve que proporciona o mesmo calor sem peso, é um processo em constante mudança, em busca de novas desenhos que proporcionam cor e elegância, sem descurar as cores naturais das ovelhas que tanto gostamos.
Cada manta tem um design único, e seu acabamento é feito manualmente.
Na nossa oficina podemos personalizar a manta com diversos motivos bordados, tanto imagem corporativa como iniciais ou nomes de empresas.
Temos estoque limitado, fabricamos com os ritmos do artesanato, quando um cliente solicitar um pedido especial, daremos os horários, se naquele momento não for possÃvel atender tudo o que eles precisam com datas fechadas.
CRIAÇÃO
Nascimento
Máquina utilizada no primeiro processo de fiação para desfibrar e misturar a lã emaranhada, dar-lhe a sua primeira vida e mostrar-nos o seu verdadeiro potencial.
Nesta imagem você pode ver o primeiro véu de lã fina e sutil como seu futuro cobertor, é aqui que nasce o primeiro fio.
Processo
A sua manta já está a ser tricotada com um ponto que nos permite torná-la mais leve e suave, bem como resistente ao tempo e ao uso.
Terminada a peça, ela será lavada e preenchida para que o tecido tenha uma textura diferente e sempre secará ao ar para manter todas as suas propriedades.
Final
Caso o seu modelo não esteja disponÃvel, nós o tecemos para você, lembrando sempre que, como tal artesanato, devemos sempre cumprir os tempos necessários para uma fabricação de máxima qualidade. As franjas são feitas à mão, corte e controle de qualidade.
PRODUTOS
sobre nós
Somos Silvia Pérez e Gemma Fuertes, fundadoras da empresa Entre Trama y Urdimbre. Nosso objetivo é a fabricação de tecidos de lã merino espanhol da mais alta qualidade, respeitando os processos de fabricação e bem-estar animal, ajustando-se à tradição. A ENTRE TRAMA Y URDIMBRE nasceu principalmente com o propósito de manter e promover o trabalho no meio rural, valorizando muitas gerações de artesãos e buscando alianças firmes para continuar se desenvolvendo e melhorando a cada dia.
CONTATO
Perguntas
Para qualquer dúvida você pode entrar em contato conosco em qualquer um de nossos telefones ou preenchendo o formulário.
Escritório principal
C/ Padres Redentoristas, 4.
24700, Astorga.
​
Telefone: 661806936 - 629829964